A boa literatura, além de diversão e prazer estético, informa, contribui para o desenvolvimento da capacidade de reflexão crítica, amplia a percepção de contextos e desenvolve a sensibilidade. É uma via de educação e formação. Auxilia o ser humano a ser mais humano. Sofistica o entendimento e a construção de sentidos sobre múltiplas possibilidades de lógicas no funcionamento das pessoas. Pode qualificar os indivíduos para a empatia e solidariedade, pois estas qualidades são mais alcançáveis com a expansão da inteligência e da permeabilidade para sentir. Ler muito pode ser uma atividade civilizadora. Viaja-se pela diversidade de olhares e compreensões sobre a vida. Concepções sempre revigoradas de Bem e Mal podem protagonizar pensamento e ações de quem lê boas obras, facilitando os necessários exercícios da ética no viver. Certamente outras mídias e caminhos poderão ter papel semelhante. Todavia, há algo na atividade literária, que é mais do que a leitura “mecânica” e que a torna “única”. Mesmo que exigente com aquele que nela navega. Nem sempre confortável. Há que se buscar conhecimento, refinamento e delicadeza. Aprender a fazer frente à brutalidade imposta pela ignorância, intransigência e incapacidade para acolher sem temores infundados a diversidade do mundo. Isto confere força. Para o melhor. Mesmo que não implique garantias. Talvez também pelo aprendizado de transitar com firmeza sem as ter.
LER, PENSAR, SENTIR

Estou começando a ler mais, por influência do meu filho. Não nego subsídios a ele para compra de livros. Ele está sempre envolvido com livros, e este é um caso contrário , os aprendendo com filhos. Sou grata a ele por isso, mesmo com 64 anos ainda tenho tempo para aprender muito. Lucia
CurtirCurtir
Muito bacana Lucia. Creio que você encontrará muitos tesouros em boas leituras. Seu filho terá a felicidade de saber que contribui para enriquecer seu mundo.
Obrigado por comentar
CurtirCurtir
Amo entrar em livrarias para comprar livros. Gosto muito de ler. Minha filha hoje é uma leitora porque sempre incentivei, deixando livros em todos os cômodos da casa.
CurtirCurtido por 1 pessoa