MEMÓRIAS DO ABADE DE CHOISY VESTIDO DE MULHER

Os pares do aristocrata François Timoléon de Choisy (Paris, 1644-1724) fizeram dele um homem da Igreja, mas ele fez muito mais consigo mesmo durante sua longa vida.

Nasceu na corte e foi vestido como menina por sua mãe até a adolescência, o que não era incomum na época. Havia o intuito de torna-lo o amigo mais próximo de um irmão de Luís XIV (que foi criado como menina supostamente para evitar que disputasse o poder com o rei absolutista). Para além do hábito, François aprendeu a extrair prazer dos jogos, tanto de papeis de gênero quanto dos de azar. E também do sexo, especialmente com mulheres. Além disso foi prolífico na atividade intelectual, como escritor e decano da Academia Francesa. A maior parte de seus livros versavam sobre História, inclusive uma volumosa “História da Igreja”.

“Memórias do Abade de Choisy Vestido de Mulher”, escrito quando ele já era idoso, foi publicado postumamente. Aqui ele relata os períodos em que o trajar-se e ser tratado como mulher e eram importantes em seu universo de seus prazeres (talvez necessidades). Apresentou-se como madame de Sancy e também como a condessa de Barres em períodos e lugares distintos. Pelo relato podemos depreender que seu gozo maior provinha da apreciação de sua imagem como mulher (pelo que ele mesmo via num espelho e pelo que os outros diziam). Vibrava com as sensações experimentadas ao usar roupas e adereços femininos, além da galanteria que provocava. Todavia, em nenhum momento das memórias ele afirma que se sentia uma mulher ou que ser reconhecido definitivamente como tal. Ele tinha consciência de que as pessoas que o admiravam sabiam que sob as ricas vestes femininas havia um homem. Gostava também disto, numa espécie de dupla identidade ou uma identidade que abarcasse os dois gêneros. Parece que tinha elevada autoestima.

Variantes de identidade de gênero são cada vez mais registradas na modernidade. O modo como são descritas promovem controvérsias. São plurais e desafiam as classificações. O abade deu testemunho da diversidade dentro do diverso. Não parece que tenha sido uma mulher transexual ou, dito de outro modo, que tenha tido incongruência de gênero (quem é designado como pertencente a um gênero, como norma compatível com a anatomia ao nascimento, mas sente-se como alguém de outro gênero, tem desconforto com as características sexuais primárias e secundárias de seu sexo biológico/anatômico e necessita viver e ser reconhecido de acordo com o gênero que sente ser o seu), também não parece ter sido caracteristicamente uma travesti (quem é designado como sendo de um determinado gênero, sente-se predominantemente como alguém do gênero oposto, transforma alguns partes da anatomia, mas conserva e valoriza elementos do gênero original em sua identidade). Ele talvez tenha sido alguém que hoje poderia ser considerado um homem “cross-dresser” (nasce homem, não tem desconforto com características sexuais primárias ou secundárias de seu sexo biológico, mas tem grande prazer em vestir-se e desempenhar temporariamente o papel de gênero feminino em determinadas situações). Neste pequeno livro podemos vislumbrar os sentidos de feminilidade e de masculinidade no final do século dezessete e também a possibilidade de um tipo de fluidez que os papeis de gênero podiam ter, pelo menos entre a nobreza, sem implicar estigmatização. Difícil dizer se se trata de um modo muito pessoal e peculiar de alguém experimentar com aventura e exotismo as diversidades na identidade ou se realmente era algo mais comum e próprio de um segmento da sociedade francesa naquele tempo. Além do quadro que retrata um modo menos usual e conhecido de busca do prazer, fica o sabor da leitura de um texto dotado da autenticidade de quem teve coragem, ousadia e, possivelmente, necessidade de bem falar de si mesmo (lembrando a importância da posição da palavra “bem” nessa frase).

Título da Obra: MEMÓRIAS DO ABADE DE CHOISY VESTIDO DE MULHER

Autor: FRANÇOIS TIMOLÉON DE CHOISY

Tradução: LEONARDO FROES

Editora: ROCCO

choisy

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s