O TRADUTOR CLEPTOMANÍACO

O senso de humor é um dos encantos da vida. Torna-a mais passível de ser amada. Contribui para desfrutar do prazer de bem olhar para o que se dá no mundo em que estamos imersos e que, em grande medida, submete-nos ao que não prevemos e nem escolhemos. Fazer humor é um dom. Compreende-lo também. Bem usa-lo, um grande talento.

O escritor húngaro Dezsö Kosztolányi (Szabadka, 1885-Budapeste, 1936) possuiu o dom e muito talento. Observou o comportamento das pessoas com argúcia e suficiente ternura para acolher em seus textos o homem com suas imperfeições, muitas vezes tão desconcertantes e causadoras de indignação, desprezo, vergonha ou hostilidade. Dentro do que nos legou em sua curta vida temos o livro de contos “O Tradudor Cleptomaníaco e Outras Histórias de Kornél Esti”. Obra que a editora 34 oferece-nos em tradução direta do  húngaro feita por Ladislao Szabo. O personagem Esti transita por todas as estórias do livro geralmente como o narrador daquilo que viu, mas algumas vezes como protagonista de uma narrativa feita por outro. Requintado e intelectualmente estimulante. Aquilo que manca no caráter dos seres humanos é a matéria prima do autor. Tudo tratado com muita graça.  

O conto que dá título ao volume talvez seja um dos mais criativos da literatura mundial. Simples na aparência, mas só na aparência, pois trata de temas ligados a aspectos tortuosos no caráter dos indivíduos. Características e comportamentos que driblam as interpretações mais simplistas. Acima de tudo é delicioso em sua malícia. Não há nenhum traço de vulgaridade nesse ou em qualquer outro conto do livro. É tudo muito fino. Mesmo o que não é destinado a ser crível é profundamente verdadeiro.

Obrigado Anaelena Pereira Lima que fez a recomendação e despertou a minha curiosidade.

Título da Obra: O TRADUDOR CLEPTOMANÍACO

Autor: DEZSÖ KOSZTOLÁNYI

Tradutor: LADISLAO SZABO

Editora: 34a clepto

6 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s