HISTÓRIA DE QUEM FOGE E DE QUEM FICA

Terceiro volume da “Série Napolitana”, este livro segue a trajetória das protagonistas e seus circundantes, quando já jovens adultos. O foco maior continua sendo a relação de Lena, a narradora, e Lila. Diversas questões relativas ao modo feminino de constituir discursos e interagir com o mundo são articuladas e exploradas na trama sempre ágil e envolvente. Neste volume, diferentemente dos anteriores, a autora aborda os problemas sociais e políticos da Itália no final da década de 60 e início de 70. As protagonistas tomam rumos diferentes, embora paralelos. Em cenários distintos experimentam o amor, o casamento,  evolução pela vida social e profissional, participação política e desenvolvimento de suas identidades mais maduras. O vínculo entre elas é mantido, apesar dos distanciamentos circunstanciais.
A vida da narradora parece ser tecida tendo como referencia modeladora a imagem que construiu da amiga, de quem está geograficamente distante na maior parte do tempo. De Lila, o leitor sabe o que é contado por Lena. Mesmo com os conflitos entre as duas, há uma grande força de atração. Os determinantes nem sempre visíveis para manutenção do laço que as une continuam sendo o tema maior da obra. Constituem o mistério da estória, com aspectos novos em cada momento. Talvez progressivamente mais distintos para cada uma delas, a despeito do que continuam dividindo naquilo que são. Os homens, mesmo presentes, são sempre “pano de fundo” para o trânsito dos elementos femininos. As mulheres interessam. A intensidade da vida está nelas.
Elena Ferrante, neste “Historia de Quem fica e de Quem Foge”, continua demonstrando grande talento para construir, com consistência psicológica, uma narrativa sedutora e instigante. Não há nada de supérfluo no que diz. A simplicidade da forma dá passagem a ideias sofisticas.  Singular talento.
Título da Obra: HISTÓRIA DE QUEM FICA E DE QUEM FOGE
Autora: ELENA FERRANTE
Tradutor: MAURÍCIO SANTANA DIAS
Editora:EDITORA GLOBO S.A. – BIBLIOTECA AZUL

Deixe um comentário