MANHÃS TARDIAS: HISTÓRIAS

Cotidianos são repletos de fenômenos. Reais universos de vivências, sentimentos e pensamentos. E talvez bem pouco disso possa ser reconhecido por aqueles que os vivem. Seus significados são sempre maiores e menores do que a razão permite estabelecer. Muito do que se dá não é visto. Uma abundância de não percebidos e de despercebidos. Enxergar a multiplicidade das realidades contidas em um único momento é algo que escapa às intenções, esforços e acasos. E tanto há para descobrir. Até naquilo que parece mais banal.

“Manhãs Tardias: Histórias” do baiano Toni Araújo (que por acaso nasceu em Fortaleza em 1968) é um livro de contos que reverenciam a vida, corporificada no dia a dia. São 40 textos delicados e incisivos no que dizem. Precisos no que sugerem. A concisão tem papel importante. Araújo condensa a narrativa, favorecendo a intensidade das histórias e amplia o olhar para além do que está descrito objetivamente. Cada conto é desdobrável e plástico, revelando-se parte possível das vidas dos que os leem e causando uma sensação de familiaridade plena de sentidos. Nada é distante ou artificialmente teórico. Nem insípido. Reflexões sobre os encontros com o passado, sempre único e infinito, ou a respeito do que não é evidente nos vínculos afetivos ou acerca dos modos como as pessoas estão implantadas no mundo têm muita importância no livro. Gestos que parecem pequenos são retratados com poesia que faz avistar sua grandeza. Sem soberba estilística. A linguagem é bonita na simplicidade e clareza. Sua fluidez convida à continuidade da leitura. Um prazer.

Vale mencionar também o cuidado estético com a feitura do livro. Capa, gramatura do papel, ilustrações, diagramação, tudo com qualidade que testemunha o respeito e amor pela literatura.

É possível adquirir o livro pelo e-mail: livrotaraujo@gmail.com

Título da Obra: MANHÃS TARDIAS: HISTÓRIAS

Autor: TONI ARAÚJO

Editora: REPÚBLICA AF

4 comentários

  1. Uma surpresa para mim. Não havia ouvido falar no autor, tampouco na editora.
    Beijo, Luís. E obrigada pela resenha, pela indicação.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Grato Luis. Que espaço sensacional e tão necessário para entrarmos em contato com diferentes autores, cenários relacionais e contextos humanos nestas criações literárias. Em um momento de mundo tão avesso a compartilhar ‘pontos de vista’ (principalmente os que são mais diferentes aos pessoais), você nos proporciona via seus comentários e os livros divulgados, um universo rico de percepções e temas a refletir. Gratidão. Ney Alvares

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s