Michel Houellebecq (Ilha de Reunião, 1956) tornou-se um dos mais apreciados escritores franceses da atualidade. Teve muita dificuldade para publicar no início de sua carreira. Seu livro “Partículas Elementares” foi recusado por várias editoras. Quando finalmente chegou ao público tornou evidente que havia alguém verdadeiramente novo, um tanto estranho e muito interessante na cena literária francesa. Depois disso ele escreveu diversos livros bem sucedidos junto ao público e também incensados por exigentes críticos.
“Submissão” conta uma estória que se desenrola no futuro próximo. A França está submetida ao islamismo após gradual e sutil processo de assimilação. A relação dos franceses com seu país e sua cultura transforma-se sem que isto seja algo claro e passível de deliberação. O clímax se dá com a eleição de um presidente muçulmano. Como baluarte do vanguardismo, a França acolheu e valorizou nos últimos séculos o multiculturalismo. O que parecia prova de civilidade, num contexto em que o patrimônio cultural francês dava a impressão de estar acima de qualquer risco, garantindo uma forte identidade nacional, revela-se algo enganoso. As tradições culturais francesas e a diversidade que a caracterizava desbotam até quase desaparecerem. Por fim, vemos um país dominado por uma só cultura, a pertinente ao islamismo. Inclusive a icônica Sorbonne ingressa nas leis determinadas pela religião islâmica.
Um dos elementos típicos da ironia sutil do autor é o fato de que a islamização do país, que poderia ter sido encarada como um acinte, acontece com a aquiescência dos líderes intelectuais e, mais do que isso, com certo embevecimento ocasionado pelas vantagens pessoais com que são agraciados. O que poderia parecer estranho e indesejável aparece com feições sedutoras e vai tomando lugar sem resistência.
Algumas vezes Houellebecq mostrou-se profético em suas obras anteriores, antecipando acontecimentos que pareciam saltar da ficção para a realidade.
Embora o enredo de “Submissão” possa parecer quase comicamente inverossímil, talvez revele com ousadia o cerne das fantasias, temores e até esperanças do povo francês num momento da história.
Título da Obra: SUBMISSÃO
Autor: MICHEL HOUELLEBECQ
Tradução: ROSA FREIRE D’AGUIAR
Editora: ALFAGUARA
