Saber ler é um privilégio. Deveria ser verdadeiramente um direito e talvez um dever de todos. Saber ler é mais do que estar alfabetizado, pois é fundamental o desenvolvimento da capacidade de interpretar o que se lê. Parecido com o que pensamos sobre a vida que temos ou no que observamos e aprendemos. A expressão “saber ler”, então, tem mais de um sentido. Certamente os recursos intelectuais não são exclusividade de quem tem hábito de leitura, mas ler com frequência pode contribuir bastante. Também é importante a qualidade do que se lê. Além da aquisição de conhecimento e incremento de capacidades cognitivas, os livros podem transportar as pessoas, levá-las a universos desconhecidos, produzir encantamento e diversão.
Sueli Duarte é uma pedagoga e acadêmica em filosofia que vem fazendo louvável trabalho no Brasil ao estimular as pessoas a deixarem livros em espaços públicos, como doação anônima. Deste modo, os que os encontrem podem ler o que dificilmente leriam sem esta oportunidade. Ela também faz isto através das redes sociais, especialmente no grupo no Facebook chamado “Esqueça um Livro”. Sueli Duarte também publicou um bonito livro em que usa esta frase de incentivo como título “Esqueça um Livro, a jornada da magia da leitura”. Ela fala sobre o que fez com surgisse seu amor pela leitura. Mostra como aprendeu a perceber e fruir os mundos existentes nos livros. E elencou a importância da tarefa de contribuir para a educação das pessoas com sucessivas leituras de qualidade. O estilo é o de uma autobiografia intelectual muito afetiva.
A educação é sempre algo que não cessa. Demanda investimento pessoal que não é pequeno, mas é fartamente compensador. Um esforço que pode arrebanhar tesouros e contribuir para uma certa felicidade. Algo que sustenta promessas importantes para se pensar em modos melhores de viver e conviver. O caminho neste sentido também é uma aventura, onde existem muitos heróis. Às vezes os familiares e outros próximos podem desempenhar este papel, como foi o caso do pai da escritora. Há também escolas, bibliotecas, casas de amigos e outros espaços que podem funcionar como estimuladores da leitura. Sueli Duarte enxerga nos espaços públicos, ou não primeiramente destinado a abrigar livros, locais onde é possível acontecer o encontro com a leitura e com a literatura.
Título da Obra: ESQUEÇA UM LIVRO, a jornada da magia da leitura
Autora: SUELI DUARTE
Editora: NOVA LITERARTE
