REENCANTAMENTO DO MUNDO – Teia Trama Tecido Tessitura

O mundo de cada um, na intimidade ou em âmbito coletivo, é caleidoscópico. Tudo se transforma a cada instante e em sucessivas miradas enxergam-se elementos inusitados ou são produzidas interpretações novas para o supostamente bem compreendido. Isto vale para o que se vê, o que se pensa, o que se sente e o que se faz. Belezas e feiuras surgem. Merece reconhecimento o autêntico belo e seu forjamento, assim como o merece a busca do bem. O belo e o bem geram força para viver, encantam. É desejável que se apure o olhar e o pensar e o dizer e o agir. Transitar pela literatura, pela arte, pela reflexão filosófica, faz parte das possibilidades humanas para produzir e fazer valer encantamentos que permeiem a realidade, a despeito das concretas agruras que insistem em aparecer e não podem ser negligenciadas. Encantamentos são fundamentais para que se ame a vida. O livro “REENCANTAMENTO DO MUNDO – TEIA TRAMA TECIDO TESSITURA” de SEVERINO ANTÔNIO (Cachoeira Paulista, 1951), aponta para isto, lindamente.

Através de poemas e trechos em prosa, o autor trabalha com delicada e intensa diligência para acariciar o leitor, sensibilizá-lo, atravessar suas couraças. SEVERINO ANTÔNIO reúne excertos do que vem escrevendo e publicando. Uma bonita tessitura que remete ao indispensável quando não se desiste de tentar o melhor na eterna construção do mundo. Afirmação da est(ética) respaldada principalmente na literatura.

Estética (ainda que para muitos não pareça) tem íntima relação com ética, desde a materialidade da palavra. Ambas, tomadas como imbricadas ou independentes, são exigentes, não admitem passividade nem descaso. É preciso esforço na procura do bem e do belo. E dar espaço à razão, aos afetos, ao conhecimento. Quem lê ou aprecia uma obra de arte deve exercer protagonismo, como é necessário em quase tudo que se faz cotidianamente.

Bem e belo, pensados para além das superfícies, ultrapassam o imediatamente agradável aos sentidos ou às “verdades” sorvidas como definitivamente estabelecidas. São conquistas sempre, produtos de trabalho que podem confortar, deleitar, renovar significados e revigorar. Podem ser carreados pela literatura, pela arte, pela reflexão. Elementos importantes dos processos civilizadores. Matéria viva.

SEVERINO ANTÔNIO, que também é um acadêmico, não lança mão de formalismos, ainda que preze o valor da literatura como arte, o que implica rigor na forma e legitimidade no conteúdo. Estimula o leitor a ser um criador na atividade de ler. Em cada pessoa a obra é refeita, desdobrada, ampliada e, mesmo que invisivelmente, aplicada, incorporada. Nisto ele alimenta a esperança no crescimento do homem, tão imperfeito e carente de boas soluções para suas imperfeições. Vale mencionar que este não é um livro didático.

Reprodução de um parágrafo: “A literatura é necessidade vital, mas precisa ser desejada, precisa ser reconhecida. Para isso, é imprescindível a educação da sensibilidade, da inteligência e da imaginação, inclusive por meio da convivência com as obras. Ler, reler, livremente, amorosamente, não como uma atividade de consumo, mas de criação.”

Título da Obra: REENCATAMENTO DO MUNDO – Teia Trama Tecido Tessitura

Autor: SEVERINO ANTÔNIO

Editora: TESSITURAS

Deixe um comentário