“Sentimento do Mundo” de Carlos Drummond de Andrade (Itabira, Minas Gerais, 1902 – Rio de Janeiro, 1987) foi publicado em 1940. O planeta passava por tormentas maiores do que as usuais, pois a Segunda grande Guerra avolumava-se. Aqui Getúlio Vargas flertava com o fascismo internacional, governando um país marcado por iniquidades e subdesenvolvimento. O populismo cavalgava o Brasil. Muitos enganavam-se com o que viam. Outros estavam alheios a tudo o que os envolvia. Não Drummond.
“Sentimento do Mundo” reúne poesias que expressam o que o autor sentia frente ao mundo, os sentimentos que transitavam no pensamento que era o mundo em Drummond. Está presente neste pequeno volume a verve que seria sempre a marca do poeta: a força da beleza com que usa a palavra para se libertar do silêncio. Silêncio neste caso que implica sufocamentos de diferentes naturezas, como a ignorância, a insensibilidade, a indiferença, a brutalidade, as múltiplas formas de violência, a decepção e muito mais elementos corrosivos que costumam esfarelar os prepostos do Bem nas pessoas. O que ele diz é vivo e forte hoje, como foi quando o disse pela primeira vez.
Cada poema é carregado pela realidade que Drummond viveu e pela que não viveu, mas não ignorou. Ele não milita, não se reduz à defesa de qualquer ideologia ou credo, parece pressentir as armadilhas dos engajamentos que cegam. Recusa a ingenuidade, com discrição e com olhos para a universalidade e o dinamismo que transformam sem parar as questões e suas respostas. Canta com liberdade e por ela, sem gritos. Não há sentimentalismo. Clama com esperança mesmo pelo que talvez não creia ser possível, mas que revela uma das muitas faces que um mesmo ser humano pode ter. Aquela que é capaz de amar a vida. Há Itabira, sua cidade natal, há Brasil, há não lugar. Importa no social o cerne de uma concepção de mundo, “ageográfico” e atemporal. Vale aquilo que fulge em todos os humanos, infindavelmente, mesmo que seja por segundos em cada um.
Poesia sublime, nada etérea, telúrica.
Título da Obra: SENTIMENTO DO MUNDO
Autor: CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
Editora: RECORD
