DIAS E NOITES

As pessoas esforçam-se, entre pensamentos e ações, para criar sentidos para suas vidas. E também para interpretar o mundo, de dentro e de fora. Nisto estão grandemente privadas de poderes para deliberar e escolher, assim como do conhecimento inequívoco. É preciso tentar compreender algo para agir. Ignorar ou negar necessidades desta ordem implicam o risco de um vazio intolerável e de errância perigosa nos movimentos que o viver exige. Falar disso importa.

Entre começo e fim da vida acontece muita coisa. Há distrações que vêm em ondas, em ciclagens, que desviam o olhar dos indivíduos para longe do que é mais extremo e, muitas vezes, doloroso. Sucedem-se em dias e noites. O que cicla pode ser tomado como promessa de renovação ou como esperança de ludibriar finitudes.

Se não são possíveis as compreensões e justificativas perenes para os acometimentos humanos, ao menos dá para contar belas histórias sobre eles. O baiano (nascido em Fortaleza em 1968) Toni Araújo escreveu um livro de contos que podem ser lidos nestas vertentes: “Dias e Noites: histórias de vidas e de mortes”. São textos curtos e intensos. Cheios de beleza. Dão prazer aos que gostam da bem dita língua portuguesa. Através de cenários diversos o leitor transita por temas que se tocam, ainda que pareçam distantes uns dos outros. Os personagens têm a força da autenticidade. Mostram algo que independe de lugar e tempo, mesmo que através citações da contemporaneidade que lançam mão dos celulares e das redes sociais. Os contos falam da invisibilidade de gente para gente, em público, e também em absoluta solidão; do amor que não parece ser; do ressentimento extraviado da razão; de dores pungentes; de violências secretadas, excretadas ou ingeridas. E da inabilidade para transformar em fato a ideia de Bem. Mais. Incluem a morte. Sutil ou brutal. Morte que esculpe a vida e que tem diferentes faces nela refletidas. Pertence a ela. Vive dela. Nunca se parece consigo mesma. Torna-se personagem. E pode inspirar narrativas sedutoras para contar a vida.

Título da Obra: DIAS E NOITES: HISTÓRIAS DE VIDAS E DE MORTES

Autor: TONI ARAÚJO

Editora: REPÚBLICA_AF

28 comentários

  1. Toni, como o seu Dias e Noites, são verdadeiros, autênticos e mesmo no que possa ser irreal há realidade. Precisamos de sensibilidade real. Precisamos de verdades. Por isso o Dias e Noites cativa. Por isso o livro É, em sua essência.
    Parabéns Justo pela sua resenha.
    Parabéns Toni pelo seu “rebento”.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Toni escreve pra caramba. Tem várias coisas no livro que nos chamam a atenção como a riqueza de detalhes para descrever certas situações e a sensibilidade de exprimir um sentimento belo junto com a escrita. Vale muito a pena ler o livro.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Que bela resenha! Tive o prazer de ler o livro e fiquei muito tocado pela escrita elegante, pelo texto rico em significados, pelas mensagens marcantes – tudo bem exposto nesta análise. Parabéns a Toni e ao comentarista!

    Curtido por 1 pessoa

  4. Toni Araujo – ele bem o sabe, pois eu bem o disse – me arrebatou com sua obra que me chegou como um lembrete do passado, quando eu não conseguia ler um livro aos poucos, aos pedaços, aos capítulos.
    Inteiro. Eu lia sempre do começo ao fim. Sem pausa.
    Dias e Noites foi uma noite nostálgica.
    Inteira.
    E muito prazerosa.
    Parabéns, Justo.
    Obrigada, Toni.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Dias e Noites é um livro escrito com um estilo marcante. Gostei muito.

    Toni tem uma escrita enxuta, que dispensa salamaleques e hipérboles para tentar cativar o leitor. Ao contrário, os cenários e as cenas são apresentados com poucas palavras, certeiras, um convite para que nos tornemos cúmplices do que está por acontecer – ou ser imaginado.

    Nada ali é totalmente dia ou totalmente noite. Contos curtos, que transportam a nossa alma para aqueles momentos de passagem, em que a noite já é percebida como inevitável, mas ainda não é.
    Uma melancolia de outono que toma conta da paisagem, anunciando o final do dia e pode ser apreciada, não há urgência.

    E a noite nunca o é para sempre: haverá sempre um bem-te-vi solitário, cantando o nascer de um dia, antes mesmo do sol saber que é hora de despontar no horizonte e derramar destinos

    Curtido por 1 pessoa

  6. A escrita nos aproximou e me permitiu conhecer uma pessoa que trabalha com as palavras e as emoções de forma tão equilibrada. Humor, realidade, sentimentos, tudo isso é Toni em versos.

    Curtido por 1 pessoa

  7. Toni é uma alma inquieta, abastecida de inspiração, acompanhada da bondade de compartilhar isso com a gente.
    O livro é um festival de palavras bordadas no papel, numa ciranda de emoções, vagando entre vidas e mortes, entre dias e noites.

    É hipnotizante.
    É maravilhoso.

    Vim aqui recomendar.❤️

    Curtido por 1 pessoa

  8. Autêntico, sincero, realista, irrealista, sensível, inspirador, alegre, triste, palavras que descrevem um livro surpreendente em tempos em que a literatura anda cada vez pior, cada vez menos relevante, substituída por…nada. Sim, o fosso entre as pessoas e os livros tem aumentado. Antes presente nas carteiras escolares, desapareceu sem deixar saudades para a geração “conectada”.
    Um país se faz com homens e livros? Sim, essa é uma nobre verdade e por isso Dias e Noites do meu talentoso amigo Toni é tão importante e necessário. Toni Araujo tece de forma exemplar cada um dos contos, lida com as emoções, com as idéias, Mesmo independentes, estão ligados sutilmente pela personalidade do escritor. “O estilo é o homem”, disse o escritor e naturalista Buffon em seu discurso à academia francesa, e Dias e Noites é Toni da primeira até a ultima folha.
    Que venham mais contos e mais livros desse grande escritor baiano, uma terra prodigiosa em talentos.

    Curtido por 1 pessoa

  9. “Todos os elementos de uma boa escrita dependem da habilidade do escritor em escolher uma palavra em vez da outra. E o que prende nosso interesse tem tudo a ver com suas escolhas.”
    “Dias e noites” – Parabéns Toni escolhas acertadas!! Como disse o Luis Justo na sua estante, “são textos curtos e intensos.” E eu digo, recheados de detalhes, descritos com uma sensibilidade aflorada e uma linguagem clara e verdadeira. Li e já ansiosa para o próximo!
    Que venham mais contos e mais contos desse talentoso escritor e amigo, Toni Araujo.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário