AMOR INSENSATO

Junichiro Tanizaki (Tóquio, 1886 – Kanagawa, 1965) teve seu período mais produtivo no início do século 20. Escreveu sobre amor, desejo e falência da racionalidade na vigência da paixão. E também falou brilhantemente sobre estética.

No romance “Amor Insensato” ele conta a estória de um homem adulto e vivendo em conforto quanto a recursos materiais que se apaixona por uma adolescente pobre, vendo quase que exclusivamente a semelhança dela com uma atriz de cinema americana. Ele aproxima-se da família dela e faz um acordo pelo qual passa a cuidar da moça, levando-a para sua casa. No intuito de torna-la uma mulher educada e adequada a tornar-se seu par ele tenta muda-la, mas depara-se com irremediáveis assimetrias e incompatibilidades entre ambos. No que são e no que pretendem há incongruências tão importantes que impedem qualquer forma de comunhão. Tornam-se mais estranhos um ao outro quanto mais convivem. Isso acaba por inviabilizar a relação amorosa que ele fantasiara.

Com a ideia inicial de que é senhor na relação entre ambos e que está no comando da realização de um projeto, ele vai aos poucos se apercebendo de sua submissão à jovem mulher, que não cede às demandas dele, sem o dizer ou demonstrar abertamente. O desejo e o exercício da sensualidade passam a ser cada vez mais onerosos para ele. Ela desfruta da relativa riqueza dele buscando outros homens e excluindo-o de seu mundo de prazeres. O comportamento cínico da jovem leva-o ao completo descontrole e desespero.

Além desse plano narrativo, muito bem urdido e de cunho mais particular, há uma sofisticada abordagem de problemas causados por modificações que ocorriam na sociedade japonesa do princípio do século XX no sentido de um certo tipo de ocidentalização. A cultura do outro lado do mundo seduzia e assustava, ameaçando a deterioração de uma identidade nacional fincada na estrita tradição milenar, que abrangia múltiplos aspectos da vida. Isso funciona ora como “pano de fundo” e ora como tema central do romance. Devido a atração quase irresistível pela estética e valores do Ocidente e o afastamento do modo de proceder característico de seu mundo nativo o personagem principal enreda-se em teias que o transformam num ser erradio e inseguro quanto a quem seria realmente, o que poderia ter de novo e também o que estaria perdendo. Cenário e trama vão servindo a propósitos comuns.

A construção do texto é muito elegante. Um exemplo de precisão oriental. O que contribui para aumentar o prazer na degustação da leitura.

Título da Obra: AMOR INSENSATO

Autor: JUNICHIRO TANIZAKI

Tradutor: JEFFERSON JOSÉ TEIXEIRA

Editora: COMPANHIA DAS LETRAS

4 comentários

  1. Doutor Luis. Boa Noite! Gostei muito de ler “Amor Insensato”. Um forte abraço. Marisa Helena Coppola.

    Curtir

    1. Olá D. Marisa,
      Fico feliz por ter gostado. Acho que Tanizaki é pouco lido no Brasil e acho isso uma pena, pois gosto muito do que ele escreveu.
      Obrigado por comentar
      Um grande abraço

      Curtir

Deixe um comentário